segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Objectivos, estratégias e recursos para os atingir

Para conhecer o funcionamento geral do hospital, planeámos contactar o Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, a fim de fazermos uma visita ao hospital e obtermos indicações sobre este aspecto. Com isto, pretendemos encontrar falhas e virtudes no funcionamento e organização de um hospital.

Pretendemos elaborar uma componente teórica no nosso projecto que será basicamente um trabalho escrito, uma investigação em várias áreas de interesse abordadas no projecto, entre as quais se incluem preocupações ecológicas, de higiene, ao nível da segurança e infra-estruturas, tecnológicas, relacionadas com alimentação e saúde, etc.

As preocupações com as estratégias ecológicas são tidas em conta no funcionamento e planeamento do hospital. Deverão, por exemplo, ser incluídas fontes de energia renováveis no projecto do hospital. Além disto, aspiramos incluir um jardim filtrante no projecto. Nesta área a informação é relativamente acessível e pensamos que uma pesquisa elaborada por nós será suficiente. Mas, além disto, vamos contactar a Ambimed (empresa responsável pela recolha e tratamento dos resíduos hospitalares) para obtermos informação.

Temos em vista estudar o hospital a nível higiénico, nomeadamente na área da desinfecção. Nesta área abordaremos assuntos relacionados com a desinfecção, quer das instalações, quer do pessoal do hospital que entra em contacto com agentes patogénicos. Pretendemos também abordar estes agentes e, para isso, estabelecemos um protocolo com a Universidade Católica Portuguesa. Esta Universidade, além de nos fornecer informação crucial, vai proporcionar-nos a oportunidade de lidar experimentalmente com bactérias e analisar o ar e água num estabelecimento de saúde a definir, entre outras coisas.

Contactámos a ESTSL (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa) que se mostrou interessada em ajudar o nosso projecto. Planeámos visitar esta universidade para assistirmos a demonstrações dos equipamentos e para recolhermos informação. Este diálogo com a Escola Superior será extremamente útil (nomeadamente na área da radioterapia, saúde ambiental e dietética) para obter informação relativamente às áreas leccionadas neste estabelecimento que interessem ao nosso trabalho e às técnicas utilizadas nestas áreas. Queremos incluir informações sobre esta parceria na parte teórica.

Uma outra área de interesse no nosso projecto é área da segurança e a área de infra-estruturas. A segurança está relacionada com muitas outras áreas. Mas, relativamente às infra-estruturas, consideramos necessário abordar a funcionalidade da planta arquitectónica, bem como a escolha dos materiais de construção a utilizar. Neste âmbito, falaremos com um engenheiro civil, com conhecimentos na área, e faremos uma pesquisa utilizando recursos como a Internet e bibliotecas.

Com todas estas preocupações, outra componente do nosso projecto será a construção de uma maquete digital d’O Hospital Ideal. Para isto utilizaremos software adequado, provavelmente o programa informático SketchUp da Google. Para aprender a utilizar este programa, dispomos de ajuda por parte do professor Fernando Pedro da nossa escola, que tem formação na área. Para qualquer parâmetro, a pesquisa feita pelo grupo autonomamente terá um papel importante. Para este efeito utilizaremos a Internet, livros de interesse, meios de comunicação social, etc.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho o projecto bastante ambicioso. Parabéns e continuem.

Dário Cardina Codinha disse...

De facto, é um projecto muito ambicioso. São necessários vários tipos de conhecimento.
Um projecto dessa envergadura necessita de conhecimentos de engenharia biológica, gestão de recursos naturais, economia, etc.
Um projecto para a construção de uma unidade fabril já é complicado. O projecto de um hospital é muito mais complicado.
Boa sorte, têm alguns anos para chegar ao projecto final. Atenção aos mais pequenos pormenores.