domingo, 4 de maio de 2008

Sessão de Esclarecimento Público - reflexão

No início do ano lectivo, o nosso grupo tinha planeado mostrar à comunidade escolar o funcionamento de um serviço hospitalar. Com o desenvolver do projecto, surgiram diversas dificuldades que nos fizeram mudar de ideias. Também durante o nosso trabalho de campo no Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, foi-nos sugerido que contactássemos o Dr. José Marques Serralheiro, ex-administrador deste mesmo hospital.

Na Semana Raul Proença, após uma apresentação de um dos grupos de Área de Projecto, tivemos uma pequena conversa com o Dr. José Serralheiro e traçámos uma pequena palestra sobre tecnologia hospitalar, um subtema do nosso projecto. Desde aquele momento que a presença deste economista esteve garantida. Após essa data, iniciámos os contactos para diversas entidades, como por exemplo a Siemens. Após resposta negativa pela parte desta empresa, avançámos com a palestra mas modificando-a para uma sessão de esclarecimento público, onde seria apresentado à sociedade caldense (em geral) os pormenores do Hospital Oeste Norte e qual o impacto deste novo hospital na nossa região oeste. Após mais uma vez confirmarmos com o Dr. José Serralheiro a sua presença, avançámos com os contactos às juntas de freguesia das Caldas da Rainha, ao vareador João Aboim, a profissionais de saúde e às câmaras municipais de Peniche e de Alcobaça. O Dr. José Serralheiro contactou também alguns dos seus conhecimentos e até agora já conseguiu a presença de dois engenheiros, que iram falar da qualidade do ar e da temática de um ‘hospital ideal’. Assim, para além de ser apresentado o projecto do Hospital Oeste Norte, serão também debatidas outras temáticas interessantes, todas relacionadas com a temática d’O Hospital Ideal.

Temos tido também algumas dificuldades no que diz respeito ao contacto com as juntas de freguesia locais e com as câmaras municipais dos concelhos já referidos: por parte das juntas não nos é fornecida qualquer resposta face ao convite por nós feito e por parte das câmaras ou nos dizem (inúmeras vezes) para ligar mais tarde ou o secretariado da presidência não nos atende. Não sabemos como reagir a este facto, pois achamos que a presença de algum representante destes municípios seria fundamental; contudo, estamo-nos a esforçar em vão, dado que não conseguimos resposta alguma por parte destas entidades.

Mas a expectativa faz-nos ignorar estes aspectos negativos e empenharmo-nos no que realmente vale a pena. O Dr. José Marques tem sido impecável connosco, uma vez que está tão entusiasmado como nós e tem-nos ajudado bastante, nomeadamente nos contactos que tem feito que, sem ele, não os conseguiríamos fazer.

Esta sessão será, de facto, o ‘ponto alto’ do nosso trabalho, daí estarmos bastante empenhados na sua organização e fazer com que o público se sinta esclarecido e agradado. Está assim agendada para o dia 16 de Maio, às 21 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha.

pelo grupo, Pedro Santos

Sem comentários: